quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ilhas da Oceania: Havaí - Cultura e Turismo

A cultura havaiana é uma das mais ricas e bonitas existentes no mundo atualmente. Apresentando costumes, música, lendas, danças, princípios e linguagem diversificadas. Com certeza um dos maiores diferenciais que a cultura havaiana tem com as outras culturas é a linguagem utilizada, que não é um idioma simples mas um raciocínio linguístico já que cada palavra carrega diversos significados. A palavra "aloha", por exemplo, que é uma das mais utilizadas, não é uma representação só de saudação ou despedida, mas também demonstra afeto, paz, misericórdia e compaixão.

Outra coisa muito presente na cultura havaiana é a dança, mais conhecida como "Hula". É uma tradição passada de geração em geração, que remonta do período histórico Matriarcal. É sempre dançada baseada em um poema o que gera um repertório rico em movimentos e gestos. Cada elemento faz referência a alguma coisa natural, como montanhas e ondas do mar, por exemplo.

Durante o luau, além das frutas tropicais, um dos pratos típicos quentes é o leitão kalua que é cozido durante oito horas em um forno de pedras vulcânicas. Outros pratos típicos existentes são o poke, atum cru com molho de soja, e o salmão lomi-lomi. Na sobremesa, o principal é um pudim de cocô chamado de haupia.

Com as belíssimas ilhas e praias o Havaí tem um dos mais elevados índices de aprovação de turistas do mundo todo. Oahu é a porta de entrada dos turistas e é onde todos são brindados com perfumados colares de flores. Apesar de ser composto principalmente por praias, no Havaí são encontradas diversas lojas, restaurantes, shoppings e hotéis. Nas praias, como a de Waikiki, existem surfistas pouco ousados e os aprendizes tem ondas sob medida. 

Haupia
Oahu
Waikiki

Dançarinas de Hula
Leitão Kalua