quarta-feira, 29 de abril de 2015

Europa Ocidental e Europa Oriental

A Europa hoje é dividida em Europa Ocidental e Europa Oriental, pois se encontram grandes diferenças econômicas, sociais e industriais. A Europa Ocidental, diferente da Oriental, é formada por países capitalistas que têm suas economias firmadas no mercado. Além disso, todos os países são desenvolvidos. Esse desenvolvimento econômico é gerado por empresas privadas, o que dificilmente faz com que o Estado se envolva.

Já a Europa Oriental é formada por países ex-socialistas. Muitos já tiveram uma economia consolidada, porém, hoje a economia vive em um processo que busca uma firmação. O estado é quem controla a economia, são poucas as empresas privadas e a maioria dos trabalhadores é do serviço público.

A qualidade de vida também é diferente. Por ser mais desenvolvido o lado Ocidental apresenta uma qualidade melhor do que o lado Oriental. Os serviços públicos são de boa qualidade e a expectativa de vida é melhor. Por ser composta por países capitalistas a renda per capita do lado Ocidental é maior.

A causa da grande diferença social e econômica é, muitas vezes, causada pelo fracasso dos países Europeus Orientais na tentativa de virarem socialistas, o que gerou um forte atraso no desenvolvimento que vêm tentando concretizar até hoje.

Europa Ocidental